Sobre Jacareí

cidade de Jacareí

Jacareí é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se no Vale do Paraíba, no Aglomerado Urbano de São José dos Campos, a 70 quilômetros da capital paulista.

De acordo com as estimativas do IBGE, possuía 210.988 habitantes em 2008, distribuídos numa área total de 460 km² (área urbana: 62 km²). A densidade demográfica municipal é de 449,99 hab/km².

Economia

A partir de 1950, houve uma aceleração da industrialização, com a vinda de empresas de grande porte e grupos multinacionais. Consequentemente, aumentaram as oportunidades de emprego, atraindo trabalhadores do próprio Vale do Paraíba e da região Sudeste e, posteriormente, da região Nordeste.

A inauguração da Rodovia Presidente Dutra, em 1951, a instalação de indústrias nas margens dessa Via, e a valorização de terras na região central levaram à formação de bairros populares distantes do centro. As classes mais privilegiadas ocuparam as áreas mais altas em torno do centro e, posteriormente, as áreas de várzea, não mais inundáveis após a construção da Represa de Santa Branca, em 1960.

O processo de crescimento urbano deu-se de forma acentuada até a década de 70, decorrente de um novo parque industrial e da migração, sendo constante até a atualidade. Nesse contexto, emergiram os problemas das moradias populares, da insuficiência de equipamentos urbanos na periferia e da violência urbana.

Nas décadas de 80 e 90, o parque industrial diversificou-se e cresceram os setores de serviços e comércio, ocupando respectivamente 36% e 60% da população economicamente ativa.

Jacareí é destaque no panorama nacional como uma das melhores cidades para se viver. Pesquisa publicada em 2005 pela revista Você S/A mostra que a cidade subiu no ranking entre as 100 melhores para se trabalhar. Cada vez mais, o município atrai novas empresas e investimentos, aumentando a oferta de trabalho e renda da população.

Saúde

Hospitais e Clínicas: Valecor (especialidade em doenças do coração), Hospital São Francisco, Hospital Policlin, Hospital Alvorada, Hospital Antônio Afonso (24 horas), Unimed (Pronto Atendimento) e Santa Casa de Misericórdia.

O desenvolvimento na Cidade Jacareí inclui a melhoria da qualidade de vida da população, contando com um dos menores índices de mortalidade infantil do estado de São Paulo, um moderno laboratório de análises clínicas e está construindo uma nova e ampla unidade de especialidades para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços do setor. Além disso, a cidade investe pesado na saúde da população por meio do Programa Saúde em Casa, entre outras ações.

Cultura

A cultura em Jacareí até a primeira metade do século XIX era o próprio fazer cotidiano dos indígenas, dos negros africanos e europeus radicados aqui e dos descendentes desses grupos, resultando em uma ampla diversidade cultural (no campo da musicalidade, da religião, do vestuário, da culinária, da lingüística, do trabalho, etc.).

A partir do apogeu do período cafeeiro às primeiras décadas do século XX, foram sendo criados equipamentos e veículos culturais em Jacareí, como teatro, jornais, cinemas, rádio e reafirmadas as festividades religiosas. Essa promoção cultural teve como característica o seu vínculo com famílias jacareienses e a Igreja Católica.

Na década de 60, criou-se o Conselho Municipal de cultura Artística com o objetivo de fomentar as ações culturais do município. Na década seguinte, o Departamento de Educação e Cultura promoveu vários eventos, dentre eles o Festival de Música Popular (Fempo), que havia sido criado na Escola “Francisco Silva Prado”.

No final da década de 70, houve uma preocupação com o patrimônio cultural da cidade, que resultou na criação do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV). Na década de 80, a Fundação Cultural foi criada, voltando-se durante dez anos para os trabalhos de recuperação do edifício Solar Gomes Leitão (sede do MAV), formação do acervo do museu e exposições.

Até 1993, as atividades referentes às modalidades artísticas estavam sob responsabilidade do Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação e Cultura. Desde então, a Fundação Cultural de Jacarehy “José Maria de Abreu” passou a ser o principal agente articulador da cultura local.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Jacareí.

Blog do Guia da Cidade de Jacareí

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

São José dos Campos, Jambeiro, Santa Branca, Guararema, Santa Isabel e Igaratá

Dados Principais sobre Jacareí

Aniversário: 3 de abril
Fundação :
1652
Gentílico:
jacareiense
Area:
460,073 Km²
População
212.824 hab. (2009)
IDH 0,809 - elvado
Prefeitura Jacareí

Brasão de Jacareí
Brasão de Jacareí

Bandeira de Jacareí
Bandeira de Jacareí

Vídeo sobre a cidade de Jacareí
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Jacareí

Mapa Jacareí

 

Moradores ilustres de Jacareí

 

   


  Sobre o EncontraJacareí
Fale com EncontraJacareí
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jacareí no Facebook siga o Encontra Jacareí no Twitter Encontra Jacareí no Google+


Termos EncontraJacareí | Privacidade EncontraJacareí