• página inicial|
  • notícias Jundiaí|
  • busca|
  • sobre Jundiaí|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da cidade de Jacareí
siga-nos:
Blog de Jundiaí
Encontra Jundiaí no Google+
siga o Encontra Jundiaí no Twitter
siga o Encontra Jundiaí no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Jacareí: SAAE conclui rebaixamento do canal no rio Paraíba

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí conclui a obra para melhorar a captação de água no rio Paraíba do Sul. O canal onde a água na cidade de Jacareí é captada foi rebaixado em aproximadamente um metro.

Cinco bombas foram alugadas pela autarquia e estão prontas para entrar em operação em caso de baixa vazão no rio Paraíba do Sul. São duas bombas flutuantes (elétrica) e outras três (diesel) instaladas no canal.

O prefeito da cidade decretou situação de emergência (decreto nº 2.245, de 25 de janeiro de 2013) para a realização das obras, que incluem ainda a colocação de rochas nas proximidades dos pilares da ponte Nossa Senhora da Conceição. As rochas no rio servirão como uma espécie de proteção e de controle da vazão do trecho.

“O SAAE tomou todas as medidas necessárias para garantir abastecimento de água para toda a cidade. Os serviços visam adaptar o sistema de abastecimento à nova regra de vazões de defluentes (de valor mínimo de 40m³/s) da Usina Hidrelétrica de Santa Branca, determinada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)”, explicou a presidente do SAAE, a engenheira civil Lucilene Gonçalves da Silva.

A aprovação de recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para esta obra na calha foi obtida pelo SAAE em 2012.

O projeto Turi Limpo irá elevar de 20% para 70% o índice de tratamento de esgoto em Jacareí. No total, a obra incluiu a construção de 19 quilômetros de tubulações, além de quatro estações elevatórias e o sistema de drenagem para o corredor João Américo/Tiradentes.

O projeto, um investimento de R$ 112 milhões, faz parte do Programa Viva Melhor do governo municipal, que tem como objetivo levar mais qualidade de vida à comunidade de Jacareí. Além de beneficiar a cidade, a obra contribui para a preservação do rio Paraíba do Sul, que abastece cerca de 14 milhões de pessoas na cidade de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fonte: R3



Mais notícias sobre Jacareí:

  • 12ª Edição da Gincana da Solidariedade de Jacareí começa nesta sexta
  • Jacareí forma alunos em cursos de qualificação ?
  • Equipe de tênis de mesa de Jacareí é campeã paulista
  • Jacareí abre inscrições para curso Defensores da Cidadania ?
  • PAT de Jacareí ministra treinamento gratuito sobre processo seletivo

Esta notícia foi publicada em quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 a 13:35 na categoria Notícias Jacareí.



Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    0
    27
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Jacareí
    • Coro da Osesp se apresenta em Jacareí dia 27
    • Jacareí: PAE recebe inscrições para Feira do Empreendedor 2014
    • Sesi Jacareí abre matrículas para Educação de Jovens e Adultos
    • EJA está com inscrições abertas em Jacareí
    • Jacareí abre projeto Bike na Faixa nos finais de semana
    • Parques de Jacareí são opção de lazer nas férias escolares
    • PAE de Jacareí inicia 2014 com palestras, oficina e consultoria a empreendedores
    • Jacareí: Fundação tem inscrições para oficina de paleografia
    • Comédia I Love Neide é atração em Jacareí no dia 1º
  • Categorias

    • Cursos Jacareí (10)
    • Empregos Jacareí (5)
    • Esportes Jacareí (6)
    • Eventos Jacareí (10)
    • Notícias Jacareí (511)
    • Saúde Jacareí (1)
    • Serviços Jacareí (7)
    • Shows Jacareí (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade de Jacareí
Termos do Serviço | Política de Privacidade